top of page

O Projeto Preparando o Futuro fortalece a vocação da Obra Kolping, preconizada pelo Beato Adolfo Kolping, fundador do movimento 1849, que fez a opção de se dedicar a formação da juventude para o mundo do trabalho.

Resignificar a palavra trabalho para os jovens é um tema que desafia a Obra Kolping, e as instituições sócio-assistenciais que se dedicam a qualificação profissional. Especialmente em um contexto social de consumismo e hedonismo. A escola e a família que tradicionalmente eram responsáveis pela a educação e construção dos projetos de vida tem apresentado limitações em responder os anseios e os sonhos da juventude. Assim o projeto também pretende somar esforços para o fortalecimento destas instituições junto aos jovens.

A novidade, feliz novidade! Foi o interesse dos adolescentes de 12 e 13 aos de idade em participar do projeto. Embora não estejam em idade de inserção no mundo laboral, os acolhemos valorizando o interesse, e por saber da lacuna de políticas públicas para este seguimento etário. Eles participarão de atividades de lazer, esporte, arte e cultura, como direcionamento para socialização e fortalecimento de vínculos comunitários.

Os adolescentes e Jovens com idade a partir de 14 anos, além de participarem dos cursos de qualificação profissional, serão orientados e encorajados a buscarem oportunidades no mercado de trabalho. Participarão de trabalhos sociais voluntários dentro da Obra Kolping e de outras instituições locais sem fins lucrativos, com objetivo de aperfeiçoarem os conteúdos discutidos em sala de aula. Também serão estimulados para o desenvolvimento de sensibilidades para assumir causas coletivas, com vista a sua participação em conselhos de controle social.

Assim a Comunidade Kolping Padre Teodoro da Vila Belém, Obra Social da Paróquia Santo Antonio da Vila Belém, espera contribuir para oportunizar que jovens construam seus projetos da vida melhorando a vida de suas famílias e da comunidade.

O Projeto