top of page

Objetivo e importância da oficina: Nas oficinas de teatro, é possível proporcionar aos participantes o contato inicial com a linguagem e a improvisação teatral. Ao improvisar o aluno torna-se mais seguro e confiante, vencendo características de timidez e vergonha de se expressar em público. Nas oficinas são propostos jogos teatrais de improvisação, onde são improvisadas cenas a partir de estímulos próprios e/ou direcionados. Estes estímulos são escritos, visuais e sonoros. Trabalhar o corpo faz parte de todas as atividades, pois a linguagem corporal amplifica o significado das palavras, melhorando habilidades sociais e de comunicação.

Os alunos da oficina de teatro fizeram apresentação internas e externas. No dia Internacional da Mulher fizeram uma apresentação interna da peça 4x4 para o projeto Preparando o Futuro e Coletivo Coca Cola. Essa peça foi construída a partir de fragmentos de poemas e músicas, onde se aborda as relações do casamento, os amores, desamores e as diversas mulheres dentro de um corpo. Denunciando a violência e o assédio moral e sexual contra a mulher. No dia 01 de maio fizeram uma apresentação externa dessa mesma peça no evento “Mostra de Projetos de Capacitação Profissional Kolping para juventudes” realizado pela Comunidade Kolping Padre Teodoro da Vila Belém em Comemoração ao Dia do Trabalhador.

A turma é pulsante, são adolescentes propositivos e querem fazer a diferença onde vivem.

Durante as improvisações teatrais, sempre surgem temas trazidos pelos jovens e que são relevantes, a partir dessa demanda criamos algumas esquetes com temas sociais e bem atuais como:

Fora do Ar

A cena provoca uma reflexão sobre pessoas que ficam alienadas, recebendo informações pela metade ou selecionadas, através da cultura de massa que é a  tv, rádio, jornais... deixando-as cada vez mais consumistas e menos cultas

- Bento

A cena denuncia a impunidade sobre a tragédia da Barragem do Fundão em Bento Rodrigues, na cidade de Mariana.

- 4X4

A cena foi construída a partir de fragmentos de poemas e músicas, onde se aborda as relações do casamento, os amores, desamores... e as diversas mulheres dentro de um corpo. Denuncia a violência e o assédio moral e sexual contra a mulher.

Os poemas foram fragmentados e adaptados para a construção da cena. 

Os poemas: 

Adélia Prado: Casamento

Lya Luft: Canção dos Homens

Músicas:

Chico Buarque: Geni e Zepelim

Elza Soares: Maria da Vila Matilde

As primeiras oficinas de teatro no Projeto Preparando o Futuro começaram em março de 2015, e continua em processo.

Horários: As aulas de Teatro acontecem todas as terças-feiras das 15:00 às 17:00 na Obra Kolping de Minas Gerais, Rua Barbosa Nº 355, Bairro São Salvador.

Educadora: Elaine Ferrari

Teatro

bottom of page